Organizadas do Fla, Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem se reúnem com Witzel por volta aos jogos

MatériaMais Notícias

da supremo: Com base no estatuto do torcedor, as duas maiores torcidas organizadas do Flamengo, Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem, estão banidas dos estádios pela justiça, mas ganharam um relevante apoio para que possam retornar. Na noite da última quarta-feira, Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, e o deputado estadual Bruno Dauaire se reuniram com líderes das TO’s com o intuito da liberação ainda em 2019, no Palácio Guanabara.

Há a expectativa para que a volta ocorra até o dia 23 de outubro, quando Flamengo e Grêmio se enfrentam pelo jogo da volta da semifinal da Libertadores, no Maracanã – o da ida será dia 2, na Arena tricolor.

Witzel posou para fotos com uma camisa da Jovem e estendendo uma da Raça. Figura constante em jogos do Flamengo no Maracanã, o governador é solidário em colaborar junto à justiça para que as organizadas rubro-negras sejam aglutinadas aoTermo de Ajustamento de Conduta (TAC) nos estádios. Há alguns meses, ocorrem conversas das torcidas com oMinistério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) para que um acordo seja alinhavado.

RelacionadasFutebol NacionalClube-empresa: dirigentes de clubes se reúnem com presidente da CâmaraFutebol Nacional11/09/2019FlamengoTrio retorna ao Flamengo para ‘decisão’ do turno; veja os desempenhos pelas seleçõesFlamengo11/09/2019Brasileirão19ª rodada do BR: palcos, árbitros, onde ver, suspensos e penduradosBrasileirão11/09/2019

O TAC proposto, cabe destacar, indica a adaptação a um modelo de conduta para a prevenção da violência nos jogos de futebol, inclusive com a implementação decadastro biométrico de membros das organizadas do Rio – inclusive as que não estão punidas podem se adequar ao possível novo regime.

As organizadas do Flamengo estão confiantes em um retorno breve, sobretudo por Witzel estar favorável às suas vontades, ter autonomia para coordenar o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) e garantir um suporte nos acessos ao Maracanã, por exemplo.

O LANCE! entrou em contato com a assessoria de imprensa de WilsonWitzel para maiores detalhes da reunião da última noite, mas a opção foi por um comunicado oficial, passado por assessores do governador:

– Na quarta-feira (11/09), o governador Wilson Witzel recebeu em seu gabinete, no Palácio Guanabara, integrantes da Torcida Jovem do Flamengo e Raça Rubro-Negra. Os torcedores afirmaram estar comprometidos contra a violência e relataram as medidas que vêm sendo adotadas para cumprir as exigências feitas pelos órgãos públicos para que a organizada possa voltar a frequentar estádios. O governador quer garantir a paz dentro e fora dos estádios e pretende conversar com integrantes de todas as organizadas.

Para que as organizadas do Flamengo retornem como estão prevendo, ou seja, até o jogo contra o Grêmio pela Libertadores, é necessário que a decisão da Justiça sejatemporariamente substituída pelo TAC. A decisão quanto à Raça, aliás, é de dezembro de 2018, por “episódios de briga e violência envolvendo a torcida nos jogos Palmeiras X Flamengo, em outubro, no Maracanã, e São Paulo X Flamengo, em novembro, no Morumbi”.

Já a Jovem foi punida cerca de um ano antes, sobretudo pelos episódios de brigas e morte envolvendo o torcedor do Botafogo Diego da Silva dos Santos, nos arredores do Nilton Santos. Ambas receberam três anos de punição do Poder Judiciário, sobpena de multa de R$ 50 mil caso haja descumprimento.

Related Posts

Agenda do Santos no Paulistão: clássicos, datas, horários e onde assistir

MatériaMais Notíciasda bet7k: O Santos entra em campo neste sábado (10), na estreia do Campeonato Paulista, diante do Novorizontino, às 16h (de Brasíl

Dicionário F1 2026; saiba as nomenclaturas e mudanças

MatériaMais Notíciasda brdice: O ano de 2026 marca o “ano zero” para a Fórmula 1, já que traz mudanças regulamentares, como carros menores, motores el

You Missed

Dicionário F1 2026; saiba as nomenclaturas e mudanças

Agenda do Santos no Paulistão: clássicos, datas, horários e onde assistir

Casagrande critica Bola de Ouro a Messi e acrescenta: 'Está se tornando um prêmio questionável'

Na véspera de jogo do PSG pela Champions, folia de Neymar pega mal nos jornais europeus

Astro dos games, Allejo 'comentará' jogos da Seleção pelo Twitter

Torcedor agredido por Neymar presta queixa na França

Game
Register
Service
Bonus